Ensino Vocacional

Publicado em sábado, 14 junho 2014, 15:16

Oferta Educativa e formativa/abrangência do currículo

Para o combate ao insucesso e abandono escolares, o alargamento da oferta educativa, a partir de 2007, tem contribuído indubitavelmente para sua redução. A oferta de cursos de dupla certificação embora residual tem constituído para alguns destes jovens uma nova oportunidade de emprego. Contudo, a oferta vocaciona, não tem sido explorada o suficiente pelo Agrupamento face à possibilidade legal de criação de ofertas próprias, ao nível do 3.ºciclo. O apoio educativo, o serviço de psicologia e orientação (SPO) e o apoio especializado no âmbito da Educação Especial (E.E), garantem o acompanhamento adequado às necessidades educativas dos alunos de acordo com as suas especificidades. A existência de diversos clubes são ofertas opcionais que pretendem proporcionar espaços de aprendizagem e lazer visando responder de forma atrativa aos interesses dos alunos. Contudo, oferta vocacional não tem sido explorada o suficiente pelo Agrupamento face à possibilidade legal de criação de ofertas próprias, ao nível do 3.ºciclo.

Fonte - Projeto Educativo da Agrupamento 2013-17