Departamento A.O.E

Publicado em domingo, 06 julho 2014, 19:25

Departamento de apoio e orientação educativa

Funcionamento do SPO

Desenvolve o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico, segundo um levantamento de necessidades e de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Actividades da Escola.

Principais competências do SPO

• Contribuir, através da sua intervenção especializada para o desenvolvimento integral dos alunos e para a sua identidade pessoal;
  • Conceber e participar na definição de estratégias e na aplicação de procedimentos de orientação educativa que promovam o acompanhamento do aluno ao longo do seu percurso escolar;
  • Intervir, a nível psicológico e psicopedagógico na observação e apoio dos alunos, promovendo a cooperação de professores, pais e encarregados de educação em articulação com os recursos da comunidade;
  • Participar nos processos de avaliação multidisciplinar e interdisciplinar, tendo em vista a elaboração de programas educativos individuais e acompanhar a sua concretização;
  • Assegurar, em colaboração com outros serviços competentes, designadamente os de Educação Especial, a deteção de alunos com necessidades especiais, a avaliação da sua situação e o estudo das intervenções adequadas;
  • Colaborar no levantamento de necessidades da comunidade educativa com o fim de propor a realização de ações de sensibilização/prevenção e medidas educativas adequadas;
  • Colaborar no estudo, conceção e planeamento de medidas que visem a melhoria do sistema educativo e acompanhar o desenvolvimento de projetos;
  • Trabalhar articuladamente com as estruturas de Apoio Educativo, Educação Especial, Diretores de Turma, Professores, Coordenadores de Ciclo/departamento e restante comunidade educativa;
  • Desenvolver um trabalho articulado no acompanhamento psicopedagógico e educacional com os pais de determinados alunos;
  • Articulação com técnicos/entidades externos à Escola no acompanhamento psicossocial de alunos e suas famílias, nomeadamente com Técnicos da área social (CPCJ, tribunal, segurança Social, etc.) da área da Saúde (Centro de Saúde, hospital, etc.).

Atendimento

Este serviço dispõe de um espaço de atendimento, junto à sala de professores, sendo o horário de funcionamento o seguinte:

• 09:00 às 12:30
  • 14:00 às 17:30

Quem pode recorrer ao SPO?

O SPO destina-se aos alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação, ou outros profissionais que trabalhem em parceria com a escola, e que necessitem de algum esclarecimento ou acompanhamento numa das seguintes áreas:

Apoio psicopedagógico a professores e alunos

O SPO poderá colaborar na avaliação especializada de situações de alunos com alguma dificuldade de aprendizagem ou de adaptação às tarefas escolares, analisando e propondo estratégias educativas e fazendo um acompanhamento do processo de ensino aprendizagem.

Acompanhamento clínico

Poderão também recorrer ao SPO, os alunos com alguma dificuldade ao nível emocional - dificuldades de integração social, baixa auto-estima, apatia, estados depressivos, ansiedade e stress, entre outros. O serviço fará a sua análise e, caso se justifique, poderá encaminha-los para outros serviços.

Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa

O SPO poderá fazer a articulação com técnicos/entidades externos à Escola no acompanhamento psicossocial de alunos e suas famílias, nomeadamente com Técnicos da área social (CPCJ, tribunal, segurança Social, etc.) da área da Saúde (Centro de Saúde, hospital, etc.

Atividades

O SPO encontra-se também a trabalhar em parceria com os conselhos de turma na análise de situações de dificuldades de adaptação às tarefas escolares, podendo os Diretores de Turma solicitar apoio neste tipo de situações.