Dia de São Valentim

Publicado em quinta, 16 março 2017, 11:26

No dia 14 de fevereiro, a comunidade educativa da nossa escola, Escola Básica 2,3 de Eiriz, comemorou o Dia de São Valentim.

A preparação da atividade começou na semana anterior. Para melhor percebermos quem era São Valentim e o porquê da sua celebração, as professoras de Português projetaram numa aula um PowerPoint elucidativo. De seguida, foi proposto a todos os alunos da Escola a seguinte atividade: escrita de cartas em Português com a elaboração do respetivo envelope. Tinham de respeitar duas condições: o/a destinatário/a da carta tinha de ser alguém da Escola e a(s) mensagem(s) só podiam ter a ver com sentimentos relacionados com a amizade e o amor. No dia 14 de fevereiro, essas cartas foram distribuídas por “carteiros” do Curso Vocacional que estavam trajados a rigor. Os alunos da turma 6.º A fizeram “Lenços dos Namorados”, mas foram muito originais pois os lenços não foram bordados, mas escritos e ilustrados com uma caneta especial. Também foram realizados marcadores de livros pelos alunos das turmas 6.º A e C. Como se tratava de uma atividade do Departamento de Línguas, as professoras de Francês e de Inglês forneceram corações em cartolina, em forma de coração e de todas as cores, para que se dedicassem mensagens de amizade e/ou de amor nessas línguas de estudo. Quer os “Lenços dos Namorados”, quer os cartões foram colocados nas vitrinas no átrio da escola para serem lidos e apreciados. Com esses trabalhos, o átrio ficou muito mais bonito, mais alegre! Contudo, a nossa Biblioteca não foi esquecida. As professoras fizeram uma exposição com todo o tipo de materiais alusivos aos afetos. Vimos lá fotografias, livros, poemas, objetos de decoração em forma de coração, caixinha com dedicatória, corações de pelúcia, balões em forma de flor, uma mesa que simulava um encontro amoroso, uma vez que estavam colocadas, em cima de uma toalha a imitar os lenços dos namorados, duas chávenas de café com ilustrações (cartas e corações), um ramo de flores, um bolo e gomas alusivos ao dia num recipiente em forma de coração também. Tinha tudo tão bom aspeto que apetecia tirar e comer! Essa exposição intitulava-se «Afetos que nos unem». Foi a aluna Marta Nogueira, da turma 8.º A, que fez o cartaz. Essa mostra esteve patente até ao dia 3 de março. Antes da entrega do correio, as professoras selecionaram o envelope mais bonito de cada ano de escolaridade. Assim, ganharam um livro, os seguintes alunos: do 5.º B, Maria Madalena Cerqueira; 6.º A, Elza Vieira; 7.º A, João Carvalho; 8.º A, Ana Beatriz Vieira e 9.º A, Raquel Pereira.